terça-feira, maio 27, 2008

Agrigento: 1a. visita






AGRIGENTO

De trem , fui de Palermo a Agrigento, “cortando” a Sicília , em duas horas e pouco.Queria visitar o Vale dos Templos ( La Valle dei Tempi ), nessa cidade que já se chamou Akragas ( acropoli) e foi uma das mais ricas do Mediterrâneo.Sua fundação remonta ao ano 580 a.C. Tem ela uma mescla de estilos: normano, gótico,renascentista e barroco.

Eu também queria visitar a casa de Luigi Pirandello, escritor e dramaturgo que , há muito tempo, me fascina, especialmente quando evidencia , em seus personagens , as múltiplas identidades que se pode assumir. Vi a casa, a praça, a rua e o teatro , tudo Pirandello. Ele merece!
Aqui também nasceu ( 492 a.C.) Empedocle...Sim! aquele dos quatro elementos imutáveis e eternos: ar, terra, água e fogo e da atração e repulsão de duas forças cósmicas: amor e ódio.

Vi o Palácio Municipal, num antigo convento dominicano. Vi igrejas belíssimas, mas ver igrejas assim é “normal”.

Fascinada mesmo fiquei pelo Vale dos Templos, testemunha da civilização grega na Sicília. São muitos os templos. O Templo da Concórdia está muito bem conservado.Apesar do calor e do sol fortíssimo, caminhei , pelo Vale, durante quatro horas.




Pena que não visitei o Museu Arqueológico. Faltou- me tempo e energia.
À noite , cheguei em Palermo cansada e bronzeada – mais exatamente , cor-de-rosa-choque!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.