terça-feira, julho 31, 2007

Napoli : uma paixao tardia e intensa

Napoli com Vesuvio ao fundo



















Pensava conhecer bem a Italia. Visitava planejadamente cada regiao e , em cada regiao, cada cidade. Revisitava muitos lugares: em Venezia estive mais de vinte vezes! Tambem em Firenze, Verona…Faltava – me ainda conhecer bem o Sul, que meus amigos do Norte diziam ser perigoso andar sozinha ali. Havia visitado uma unica vez Napoli, Capri , Pompeia, Herculano e Sorrento. Havia passado umas ferias na Costa Amalfitana. Este, entretanto, è o terceiro ano que venho a Napoli – estou apaixonada pela Campania: una terra alla luce del sole! As imagens de Napoli me v^em como um sonho colorido, luminoso, intenso. Centro històrico, antigas ruas estreitas, Castel dell Ovo, Posillipo e Mergelina, Capodimonte, Vomero….Galeria Umberto, Quartieri Spagnoli, praças, teatros , Mercados, Igrejas, Castelos, Palacios, Borgo Marinari….Golfo de Napoli, Vesuvio, Pozzuoli: bradisismo e sitios arqueologicos,,,,San Gregorio Armeno, presepios, pastores, pocelanas , corais…. pizza margherita, cafè, mozzarella di bufala, doces, frutas e frutos do mar e da terra… cores, sons , aromas e movimentos. Tudo distribuido em recortes geograficos que me encantam e emocionam. Neste momento, Napoli è minha grande paixao.

2 comentários:

  1. Lindas palavras, amiga Aldema! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. aldema ( www.correndomundo.blogspot.com )5:07 AM

    Napoli é um lugar de onde sinto saudades - às vezes,doloridas!
    Beijos, Querido amigo Hemerson.

    ResponderExcluir

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.