domingo, junho 10, 2007

Visita a Naggar






Estive ontem na pequena cidade de Naggar ( uma hora de carro desde Vashich ). Esta a 1760 m de altitude, eh arrumadinha e muito interessante de ser vista. Durante 1500 anos foi a capital de Kullu Valey. Tem dois locais belissimos para serem visitados.
O primeiro eh o Castelo, que foi sede de governo e hoje eh um museu. O Castelo mais parece uma bela casa de fazenda, com uma varanda de madeira em toda a sua volta e de onde se pode ver o Beas Valley. Lindo lugar. Eh todo feito de pedras e madeiras intercaladas, formando barras ao longo de suas paredes. Junto ao Castelo, um pequeno Templo , feito de madeira delicadamente trabalhada , parecendo uma renda.
O segundo ponto eh a Roerich Gallery, antiga casa do pintor russo Nikolai Roerich, que viveu ali muito anos, em companhia da mulher , a escritora e pintora Helena Roerich , e do filho , pintor com trabalhos magnificos ( comprei algumas reproducoes de obras dele). Nikolai, era pintor, designer, cientista e escritor, muito conhecido no mundo todo pela sua obra e pela sua atuacao politica em favor da paz e em defesa da arte e a cultura. Morreu em Naggar, em 1947. Foi o criador de um simbolo da paz e, com esse simbolo e um texto, conseguiu a assinatura de mais de 60 chefes de Estado, num pacto em que se comprometiam a nao atacar monumentos culturais durante as guerras. Vale a pena ver seus trabalhos neste site: http://www.agniart.com/eng/folder-10588-1~Fine-art-posters~Roerich-Nicholas

Um comentário:

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.