sexta-feira, junho 22, 2007

Old Manali e Vashich

























Tive muitas horas de deslumbramento no trajeto Mac Load Ganj / Vashich. Como a velocidade dos carros alcança, nessa região, um limite de 30 km/h , há tempo suficiente para olhar e admirar a paisagem circundante. Vashich é um desses povoados que se custa a descobrir no Himalaia. O ponto de referencia é a proximidade com Old Manali - uns 5 km. Experiência fantástica viver aqui, num hotel bem indiano, na rua principal. Percorri a região, a pé ou de carro. Convivi com as pessoas da localidade e fui muito bem recebida pelos amigos de Fabrício e Kri. Foi um tempo tranquilo, de inesquecíveis vivências.
























Tive tempo aqui ateh para ensinar Fabricio a fazer trico. Ele aprendeu rapidamente e fez um casaco para Raiz, seu filho,  com lã que haviamos comprado em Kullu Valley, enquanto eu fazia uma echarpe para Khritika. Eu sempre sonhei ensinar trico para pessoas que ficam muito tempo em filas de espera - como, por exemplo, os motoristas de táxi - mas sempre esbarrei em preconceitos originados a cultura de que isso eh  trabalho de mulher. 






















Da janela do meu  apartamento ou do terraco onde serviam o cafeh, em Vashich, eu via essa paisagem linda do Rio Beas e via algumas montanhas jah branquinhas e outras de um verde lindo. Inesquecivel o Himalaya. Tambem, se olhasse para a esquerda, enxergava Old Manali e o verde belissimo que o cerca. Em Old Manali, estive em dois templos antigos de comovente beleza. Sobre um deles, existe a lenda de que ali atracou a Arca de Noe. Ao redor dos templos , parques com arvores imensas e um comércio variado e ativo. 

Gostei de Old Manali. É old mesmo!
Na parte nova de Manali, distante a uns cinco quilometros da parte velha,  há muitos hoteis, alguns bastante bons. Manali e seus hoteis sao conhecidos como lugar onde jovens casais indianos passam a Lua de Mel. Lembrei-me, agora, que Águas de Lindoia, no Brasil, também era lugar de jovens casais paulistas e mineiros passarem a Lua de Mel. A cidade ateh ficou conhecida pela denominacao de Cemiterio de Virgens. A cidade continua a existir:  soh perdeu a denominacao!





















Manali e Vashich constituem o inicio de viagens mais aventurosas , para reconhecimento e exploracao do Himalaya. Queria muito ter ido a Ladak. Faltou- me coragem para enfrentar o medo de aviao naquela regiao, embora se diga que piloto para encarar um vôo ali tem que ser muito bom. Sobrou-me o medo de enfrentar  muitas horas de carro no periodo em que as estradas estao transitaveis.  Limitei-me a percorrer, num jeep e com um motorista da região,  seis horas de estrada até as proximidades da montanha que, naquela região, separa  Índia da China.
Fiquei em Vashich quinze dias - quinze  excelentes dias, que compensaram  a dificuldade de chegar até lá...e de sair também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.