quinta-feira, junho 07, 2007

India: notícias e fotos from Himalaia






















Da varanda do meu apartamento, tenho boa visao do vale estreito entre montanhas imensas. No centro do vale, vejo o leito do rio Beas, coberto de pedras brancas e , neste periodo, com uma estreita correnteza de agua fria e transparente que vem de montanhas mais altas e que correm no centro do desenho do rio. Estou a dois mil metros de altitude, em Vashich, enxergando, do outro lado do rio, a cidade de Manali, mais exatamente Old Manali, ja que a parte nova fica a alguns km dali. Segundo a lenda, foi em Manali que Noeh ancorou sua arca.























Nao pensava que o Himalaya fosse assim, tao exuberante, fascinante e sedutor. Parece que estou "aconchegada" pelas montanhas imensas que me cercam.Esta segunda foto eu a fiz da varanda do apartamento do hotel Surabhi, onde estou hospedada.Ontem , aas 06h, fomos - Fabricio, Krithika, Raven ,Raiz e eu - para Rohtang La, pouco antes do inicio do Spit Vale. Ali, nos 4000 m de altitude, estah vizinha a fronteira com a China - fronteira que nao pode ser ultrapassada, pois uma imensa e inacessivel montanha faz a divisa entre os dois paises.























Nao posso dizer que foi facil tanto ir quanto voltar Senti a mesma dor de cabeca que havia sentido em grandes altitudes no Peru. Mas valeu!Fomos ate a entrada do Spit Vale, caminho para Ladak, por uma estrada que soh fica aberta dois meses por ano...e ainda assim, com neve dos dois lados.Ladak precisa transportar, por exemplo, todo o oleo de que vai necessitar para os outros dez meses. Isso determina um transito intenso, numa estradinha que parece ter sido projetada para um carro soh. Como resultado, duas horas e meia de carro para percorrer 60 km.
























Vinda de um calor de 45 graus e procurando ter o minimo de bagagem, eu nada tenho de abrigo para o frio. Em razao disso, apareco, na foto com a Raven, " vestida" com um cobertor.
Como sou uma " campesina" por opcao , me encanta fotografar animais, como o touro YAK , que soh vive em montanhas a partir de cinco mil metros. Este , foi trazido para ser fotografado e para carregar criancas nele montadas. E bem mansinho e tem um pelo suave e longo ( Mile, se tu conseguires a montanha, eu consigo os yaks!)





















Tambem as cabras e os cavalos foram fotografados com o mesmo sentimento: saudades de casa.(Eh interessante sentir essa paz indiana, essa paciencia com tudo. Ficamos bastante tempo esperando a passagem dessas cabras... e ninguem se irritou com isso). A valorizacao da vida se percebe na India em todos os momentos, atraves do cuidado e da preservacao de animais e de plantas ( as vezes , uns bichinhos exageram , como esses passarinhos que teimam em participar do cafeh da manha comigo). 
Na India as campanhas contra o uso de material plastico eh intensa. A populacao cuida muito para nao poluir as montanhas e rios. Bares e restaurantes adotam garrafas de vidro reutilizaveis. Tudo eh embrulhado em jornal. Ao supermercados, levam-se cestas ou sacolas de casa ( lembro que, na Slovakia as sacolas de plastico dos supermercados sao vendidas...logo o consumo delas eh menor). 










































Gugu continua em Mc Leod Ganj no curso de meditacao, que termina daqui a 4 dias. Deve chegar aqui no dia 12, aa noite. Eu estou em Vashich com Fabricio e familia. Eles sao amorosos e cuidadosos comigo. Conhecem muita gente local - o que faz tambem com que eu seja muito bem acolhida por todos. Uma verdadeira bencao.Dia 14 proximo, comeco a " descer" . Devo ir a Rishikesh, Haridwar, Mussorie e Dhera Dun e , dia dezoito, chegar a Delhi, de onde pegaremos o aviao para Bangalore. Em Delhi, quero ficar o tempo suficiente de ver a Galeria de Arte Moderna da India.






















Chegando em Bangalore, temos ainda 10 dias para conhecer outros lugares . Eh provavel que a gente viaje para o Sul, onde as monsoes ( periodo de chuvas fortissimas) comecaram na semana passada. Pretendo conhecer Chenai e Madurai. Nossa passagem para chegar a Frankfurt estah marcada para  julho. Gugu voltarah ao Brasil no inicio de agosto. Eu ainda nao tenho data certa de retorno. " Deixa a vida me levar...."