domingo, maio 27, 2007

Essa...poderia ser dispensada!





















Comecou com rinite...tosse...febre... e lah estava eu passando mal...Na minha bagagem, gracas ao Pithan, um kit completo para esses sintomas. Mas, como sempre faco, uso meu Kit + a medicina local. Lembro-me agora de quantos chás, benzeduras, implastos e simpatias experimentei na Amazonia, no Pantanal e lah na minha casa tambem...Aqui, recorri `a medicina tibetana. O medico eh um senhor , seguramente com mais de noventa anos, que atende tambem ao Dalai Lama. Entrei na sala um pouco assustada. Fabricio e Gugu ficaram comigo. O medico sente o meu pulso, primeiro o esquerdo, depois o direito, olha-me atentamente e vai ditando, para o medico auxiliar, os medicamentos. Manda-me voltar na proxima semana, trazendo uma amostra da primeira urina do dia. A unica informacao sobre meu estado, jah a escutei de medicos ocidentais: devo emagrecer - e um dos medicamentos receitados, segundo ele, ajudarah nisso. Junto ao consultorio, uma farmacia com todos os medicamentos tibetanos em grandes recipientes rotulados e cheios de bolinhas, pouco maiores que uma ervilha! Preparam-me um tratamento para sete dias: quatro conjuntos de catorze bolinhas. Junto vem a instrucao que devem ser mastigados e engolidos com agua morna ou quente. Descubro que sao durissimos e alguns apimentados ou salgados. Descubro tambem - e compro logo - que existe um recipiente de metal especifico para triturar esses remedios( servirah depois para fazer caipirinha...porque eh igual ao que se usa no Brasil com essa finalidade). A consulta eh gratuita e pago pelos medicamentos o equivalente a cinco reais ( preco que pago tambem para duas refeicoes). Amanha eh meu dia de voltar lah.

Com o objetivo de nao ter mais esses chiliques alergicos e aproveitar bem minha temporada na montanha, estou fazendo ainda massagens ( tibetanas naturalmente) e Yoga. O professor de Yoga eh da Servia ( ex-Iugoslávia ), amigo do Gugu , que o conheceu em Varkala e que felizmente fala um pouco de italiano. Eh excelente. Depois da primeira aula, dormi doze horas.Estou muito bem agora. Sinto saudades da familia e dos amigos. O dia estah belissimo, sol lindo e temperatura agradavel. Mc Leod Ganj, 27 de maio de 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.